Com a ampliação das redes de telefonia 5G no Brasil, usuários de antenas parabólicas precisam se atentar ao desligamento do sinal analógico de televisão.
A tecnologia está sendo gradualmente substituída pela versão digital, e equipamentos antigos devem parar de funcionar em breve.
Moradores de Barroquinha, Chaval, Martinópole e Senador Sá já podem podem solicitar gratuitamente a troca da antena.
Para ter direito à antena de TV digital gratuita, é necessário ter cadastro em algum programa social do Governo Federal, pelo CadÚnico, e já ser usuário de parabólica.
O processo é feito pelo site da Siga Antenado , disponível neste link, ou pelo telefone 0800 729 2404. Em ambos os casos, o usuário estar com o número do CPF ou do NIS em mãos para saber se tem direito à substituição gratuita.
Parabólicas deixarão de funcionar devido ao 5G
Embora ainda não exista um prazo definido para a desativação total das parabólicas antigas, o recomendado é fazer a substituição o quanto antes. Mesmo antes do desligamento total do sistema analógico, problemas de sinal podem aparecer nos televisores que não realizarem a troca.
Isso acontece porque o sinal de internet 5G, usado principalmente nos celulares mais modernos, usa as mesmas frequências das antenas analógicas. Deste modo, ainda que o sinal da parabólica siga ativo, podem ocorrer interferências e quedas de sinal na televisão de quem não realizar a troca.
O sinal digital, por si, traz outras vantagens. A qualidade de imagem e som aumenta, e o sinal tem maior cobertura. Não é necessário pagar nenhuma taxa para usar a TV digital aberta, da mesma forma que acontece atualmente com o sinal analógico. Antenas digitais grátis estão disponíveis em mais de 50 cidades cearenses
Por Tadeu Nogueira