A Audiência Pública realizada pela Câmara de Camocim, nessa terça-feira (18), que teve como tema a problemática dos animais soltos na CE-085, que dá acesso à Praia do Maceió, resultou, inicialmente, na apresentação, por parte do Promotor Rodrigo Calzavara (foto), de uma proposta de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que será analisado por 20 pecuaristas de Camocim, para que os animais sejam retirados das vias públicas e sejam construídas cercas que impeçam o gado de avançar o território demarcado. O documento foi expedido no mesmo dia da audiência.
O TAC também foi apresentado a representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Ceará, órgão responsável pela apreensão de animais nas vias estaduais. Participaram da audiência representantes da Prefeitura de Camocim e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camocim. A Audiência Pública foi proposta pelo Vereador César Veras (PDT).
O problema ganhou repercussão após uma série de acidentes ocorridos na via, incluindo uma colisão entre uma moto e uma vaca, que resultou, em fevereiro deste ano, na morte de Matheus Ferreira da Rocha, de 25 anos.
Por Tadeu Nogueira