sexta-feira, 16 de junho de 2023

DEMISSÃO EM MASSA DE PROFESSORES ESTADUAIS EM MUNICÍPIOS DA CREDE 4

Está em curso, há quase um mês, segundo relatos enviados ao Camocim Online, uma operação de demissão em massa de professores estaduais, além de terceirizados como porteiros, vigilantes, agentes administrativos, zeladores e pessoal de apoio escolar, promovida pela Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 4), cuja sede fica em Camocim.

As demissões sumárias estariam ocorrendo nas instituições estaduais das cidades que compõem a Crede 4: Camocim, Barroquinha, Chaval, Granja, Martinópole e Uruoca.

A ordem teria partido do Coordenador da Crede 4, Pedro Viana Madeira Neto, professor da cidade de Granja, que tem como padrinho político o deputado e líder do governo Elmano na Assembleia Legislativa, Romeu Arruda.

As dispensas estariam ocorrendo sem nenhum critério profissional, seguindo uma suposta "lista negra" com viés político. 

O caso foi denunciado ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) por terceirizados que afirmam terem sido pegos de surpresa pela decisão da Crede 4. Servidores com mais de 15 anos de trabalho no Estado estão sendo colocados para fora sem nenhuma justificativa. 

O Promotor Rodrigo Calzavara já estaria ciente da situação. Uma reunião está agendada para ocorrer na semana que vem na Sede da Promotoria de Camocim.

Em tempo: somente a Crede de Camocim está realizando demissões em todo o Estado do Ceará. 

Por Tadeu Nogueira