domingo, 25 de junho de 2023

DENÚNCIA AO MP PEDE A SUSPENSÃO DA ELEIÇÃO DA APEOC EM CAMOCIM

Uma Representação foi protocolada junto à Promotoria de Justiça de Camocim nessa sexta-feira (23) pedindo a suspensão da eleição do Sindicato Apeoc de Camocim, a ser realizada nesta segunda-feira (26).  

Segundo a denúncia feita por Professores,  a atual Comissão Municipal da Apeoc de Camocim realizou uma eleição às escuras para a escolha das chapas que irão concorrer à nova diretoria local do referido sindicato, impossibilitando assim a participação democrática da maior quantidade possível de professores filiados, principalmente aqueles que moram na zona rural.  

Confira abaixo os principais pontos que constam na denúncia apresentada ao Promotor Rodrigo Calzavara: 

"Após o atual Presidente do Sindicato Apeoc eleger as chapas às escuras somente com professores ligados ao vereador Mário Roberto, ex-presidente da comissão municipal do Sindicato Apeoc, é que o mesmo resolveu de última hora divulgar nas escolas somente a data da eleição (26.06.2023), ceifando a participação democrática de centenas de professores".

Dessa forma, indagamos ao Douto Representante do Ministério Público: Essa atitude do sindicato não ofende o princípio constitucional da publicidade dos atos? Essa escolha foi democrática?"

"Segundo populares, circula em grupos de whatsapp áudios do Presidente da Apeoc de Camocim, e aliado do Professor e Vereador Mário Roberto, confirmando que a divulgação antecipada do processo de escolha das chapas somente ocorreu através do site da Apeoc, ou seja, não foi divulgada antecipadamente nas escolas".

"Para a tristeza da classe de professores de Camocim, o princípio da democracia foi 'rasgado' pelo presidente atual da Apeoc Camocim". 

Na Representação, os denunciantes pedem que o MPCE atue visando apurar e constatar as irregularidades e ilegalidades apontadas, determinando assim a suspensão, em caráter de extrema urgência da eleição marcada para esta segunda-feira (26).  

Por Tadeu Nogueira