Infelizmente, a luta pela vida do golfinho que encalhou em Camocim no final da tarde dessa quarta-feira (14) chegou ao fim exatamente às 05:30h da manhã desta sexta-feira (16).
Membros da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) mantiveram veterinários e biólogos tratando o animal desde o dia do encalhe, próximo ao Porto das Balsas.
Conforme a ONG Aquasis, o corpo dele será levado para o Centro de Reabilitação da instituição, em Caucaia, na Região metropolitana de Fortaleza, para a realização da necropsia, que irá determinar a causa da morte do animal.
Segundo informações obtidas pelo Camocim Online junto à Aquasis, possivelmente, de acordo com o estado de saúde que o animal apresentava, ele foi trazido em decorrência das correntes marítimas e dos ventos. Estava debilitado, o que impossibilitava se manter de forma natural
Aproveitamos para solicitar mais informações sobre o problema causado pela presença de curiosos diante de operações dessa natureza, algo que, infelizmente, ocorreu em Camocim desde o dia em que o golfinho encalhou.
"Fora a sensibilidade ao estresse, pontuamos também a questão de biosegurança. É sabido que esses animais podem apresentar enfermidades infecciosas transmissives a nós e vice versa. Além disso, em alguns casos a aproximação impossibilita nossa circulação, comunicação entre os membros da equipe e observação de alguns comportamentos do animal que está sendo avaliado. Recomendamos assim sempre manter a distância do animal e do local em que está nosso suporte", disse em nota a ONG.
Por Tadeu Nogueira
Foto: Vando Arcanjo