quarta-feira, 5 de julho de 2023

APROVADO NOVO MEDICAMENTO QUE REDUZ O COLESTEROL RUIM

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para o controle do colesterol ruim (LDL). 

Trata-se do Inclisiran, produzido pela Novartis, indicado para pacientes de muito alto risco cardiovascular, ou seja, que já sofreram infarto ou AVC isquêmico, e também para adultos com hipercolesterolemia primária (colesterol alto familiar ou não familiar) e dislipidemia mista (quem tem alterações no colesterol e triglicérides). 

“Pacientes que já sofreram com ataque cardíaco ou derrame precisam não só reduzir o colesterol ruim (LDL), mas controlá-lo, isto é, mantê-lo abaixo de 50mg/dL”, diz Raul Santos, cardiologista do InCor-HCMFUSP, professor associado da Faculdade de Medicina da USP e ex-presidente da Sociedade Internacional de Aterosclerose (IAS). 

“Manter o colesterol ruim (LDL) controlado é essencial para que um paciente não volte a ter novos eventos cardiovasculares graves como esses, que têm mais chances de acontecerem depois de um primeiro caso”, completa o especialista.

Seguro e eficaz

O Inclisiran utiliza como mecanismo de ação um pequeno RNA de interferência que limita a produção da proteína hepática PCSK9, auxiliando na redução dos níveis de LDL no sangue. Nos estudos, o fármaco demostrou eficácia e segurança com duas injeções da substância ao ano, suficientes para reduzir, em média, 52% dos níveis de colesterol ruim (LDL) em pacientes que já sofreram infarto do miocárdio, AVC ou tem doença arterial periférica assintomática.

Via Simone Blanes (Veja)