A Promotoria tem sido bastante proativa em Camocim, sobretudo na emissão de Recomendações visando a melhoria de vida dos munícipes.
O que não falta é Recomendação nos últimos meses.
Diante dessa visível preocupação em exercer, na prática, o papel de guardião do cidadão, recomendamos ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Camocim, que avalie recomendar ao Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Segurança Pública, a instalação de uma Delegacia de Polícia Civil em Camocim, equipamento básico, mas que inexiste na cidade há exatos 91 dias.
Além disso, com 29 homicídios registrados em 2023 (foram 15 em 2022), o que representa quase 4 a cada mês, incluindo aí a primeira chacina praticada na cidade, quando 4 policiais civis foram executados por um colega em pleno Dia das Mães, fica o apelo para que o MPCE recomende também esclarecimentos e medidas por parte dessa mesma Secretaria Estadual de Segurança Pública.
O que parece, até o momento, é que essas duas urgências estão invisíveis para alguns, menos para o povo. Esse, literalmente, sente na pele o problema.
Por Tadeu Nogueira