Está chegando ao Brasil uma nova forma de diagnosticar a doença de Alzheimer, através de uma simples amostra de sangue do paciente.
É o exame PrecivityAD2, desenvolvido pela startup norte-americana C2N Diagnostics, mas que desembarca no mercado brasileiro por meio do Grupo Fleury. Inicialmente, estará disponível apenas nos laboratórios do grupo localizados no estado de São Paulo, custando R$ 3,6 mil.
Nos Estados Unidos, o novo exame de sangue para o diagnóstico da doença de Alzheimer está disponível desde agosto deste ano.
Anteriormente, a empresa tinha lançado outra versão em 2020. Independente do modelo, é importante frisar que o teste deve ser usado apenas para confirmar uma suspeita da condição em pessoas com mais de 55 anos, ou seja, não serve para a triagem de indivíduos sem sintomas.
O exame disponível no Brasil tem uma abrangência mais limitada, algo que não deve ser encarado como demérito. Para entender, quando há orientação médica, a pessoa com suspeita da doença deve ir até um laboratório da rede e passar pelo processo de coleta do sangue periférico. Em seguida, essa amostra é enviada para os EUA, onde a análise será feita. Em média, o resultado é liberado após 20 dias. Fonte: Canaltech
Por Tadeu Nogueira