Temáticas voltadas para a valorização e incentivo à participação feminina na vida pública foram abordadas pelo deputado Sérgio Aguiar (PDT) na última quarta-feira (13/09), em pronunciamento durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realizada de modo híbrido.
O parlamentar comentou sobre o 1º Seminário Nacional de Legisladoras realizado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) com o tema Mulheres no Poder, realizado em 5 de setembro, em São Luís.
Para ele, a escolha da temática foi assertiva frente à participação e representatividade diminuta das mulheres em um País com mais de 50% da população feminina. Sérgio Aguiar também ressaltou a iniciativa do parlamento cearense com a criação da Frente Parlamentar de Combate à Violência Política de Gênero, presidida pela deputada Larissa Gaspar (PT).
“E é assim que nós fazemos na política com que haja espaços a serem divididos e que possibilitem a oportunidade também das mulheres poderem governar e serem gestoras, fazendo com que a representatividade feminina possa ser assegurada", afirmou.
Lembrou ainda que o Ceará vai sediar nos dias 8, 9 e 10 de novembro a Conferência Anual da Unale, com o objetivo de debater o fortalecimento das Casas Legislativas brasileiras em defesa das políticas que beneficiem o povo.
“Será uma das formas de fazer com que a discussão do papel do deputado estadual seja cada vez melhor e bem representativo no parlamento brasileiro”, pontuou.
Em aparte, a deputada Jô Farias (PT) parabenizou Sérgio Aguiar por trazer o assunto à Tribuna e ressaltou a importância da participação dos homens e de toda a sociedade na luta pelos direitos das mulheres. Também, os deputados Moésio Loiola (Progressistas) e Alcides Fernandes (PL) congratularam Sérgio Aguiar pelo pronunciamento.
Fonte: ALECE
Edição: Lusiana Freire