Por Carlos Augusto P. dos Santos*
A dúvida aumentará ainda, se indagarmos o porquê dessa data ser lembrada em outras cidades e capitais do Brasil.
Pois é, 24 de Maio é a data da Batalha de Tuiuti ocorrida em 1866 às margens do lago de mesmo nome em território paraguaio, na famigerada e sangrenta Guerra do Paraguai.
Feita essa explicação, é preciso dizer que há muito tempo havia uma recomendação constitucional de que os municípios nomeassem suas ruas e logradouros com nomes de heróis e fatos da História do Brasil.
Isso explica o porquê do nome de tantas ruas no Brasil inteiro com denonimações tipo: 24 de maio, Independência, Santos Dumont, Marechal Floriano, República, só para citar essas.
Camocim seguiu à risca esse dispositivo, principalmente com relação às batalhas da Guerra do Paraguai: Humaitá, Paissandu e Riachuelo.
Tenho a impressão que escolheram 24 de Maio por ser mais interessante aos ouvidos do que Tuiuti. Em Camocim, acho que é a maior rua da cidade, visto que atravessa a cidade de norte a sul e tem algumas particularidades como chamar-se antigamente Rua do Egito, entre as ruas General Tibúrcio (nome verdadeiro) e Duque de Caxias.
Esse trecho de rua já foi imortalizado na pena do Professor Avelar Santos e outros cronistas camocinenses em crônicas de jornal, visto que defronte ao antigo pátio de manobras do trem da extinta Estrada de Ferro de Sobral, e onde morava grande parte dos ferroviários.
*Professor, Historiador, Escritor e Editor do Blog Camocim Pote de Histórias