O ex-presidente da República Jair Bolsonaro foi um dos alvos da operação Tempus Veritatis, desencadeada na manhã desta quinta-feira (08).
A operação mira uma organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.
A PF solicitou que o ex-presidente da República entregue seu passaporte em um prazo de 24 horas.
A medida foi autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. Até o momento, não há a informação se a medida judicial determinada pelo magistrado foi cumprida ou não.
Hoje, policiais federais foram para a sua casa de veraneio, em Angra dos Reis, para executar a medida determinada por Moraes. Pela decisão do ministro do STF, Jair Bolsonaro também está proibido de manter contato com os demais alvos da operação. Entre os quais, o presidente do próprio partido, Valdemar Costa Neto.
Além de Jair Bolsonaro, também foram alvo o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional general Augusto Heleno; o ex-ministro da Defesa general Walter Braga Netto, entre outros aliados do ex-presidente da República.
O ex-assessor de assuntos internacionais Filipe G Martins e o ex-integrante da segurança presidencial coronel Marcelo Câmara foram presos; o ex-comandante do chamado “Gabinete do Ódio” Tércio Arnaud também foi alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal.
Ainda segundo a PF, essa operação também tem como objetivo apurar se esse grupo obteve vantagem de natureza política com a manutenção do então presidente da República Jair Bolsonaro no poder. A investigação mira, especificamente, a utilização da narrativa de que houve fraudes nas urnas para tentar se estabelecer um clima de instabilidade política no país.
Segundo a PF, estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão, que incluem a proibição de manter contato com os demais investigados, proibição de se ausentarem do país, com entrega dos passaportes no prazo de 24 horas e suspensão do exercício de funções públicas.
Por Tadeu Nogueira (Com O Antagonista)