No último dia 30 de janeiro, em celebração ao Dia Mundial da Não-Violência e Cultura de Paz, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) destacou os projetos dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS), intermediadores fundamentais para fomentar a cultura de paz nas comunidades.
No Conselho Comunitário de Defesa Social de Camocim, o “forrozinho” se tornou uma fonte de alegria para os idosos, animando todos os finais de semana. Na região, o evento se tornou uma parada obrigatória para a terceira idade, transformando os finais de semana dessa turma em momentos que estão longe do tédio, aproveitando o forró até tarde da noite.
Aderaldo Rodrigues, presidente do Conselho Comunitário de Camocim, compartilha sobre o projeto “Forró dos Idosos”.
“Durante a semana, proporcionamos momentos especiais aos idosos. No início da semana, temos uma roda de conversa e aula de aeróbica com um educador físico. Para encerrar a semana, celebramos o ‘Dia do Forró’, com um sanfoneiro cheio de animação. Esses momentos são cruciais para socializar, discutir sobre a vida, direitos e deveres”, comenta.
O projeto “Gil Gibson”, também desse CCDS, visa retirar crianças e adolescentes de comunidades carentes da ociosidade das ruas, proporcionando atividades como palestras, orientações, trabalhos comunitários, aulas de futebol e jiu-jitsu para um grupo de 85 jovens, promovendo a socialização e o desenvolvimento integral.
Por Tadeu Nogueira