Fascinado pelas Ciências da Natureza e interessado em conhecer o corpo humano nos detalhes, Carlos Nathan Aguiar Arruda foi certeiro na escolha da área que gostaria de seguir no Ensino Superior.
Recém-egresso da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, em Camocim, onde fez curso técnico em Eletromecânica integrado ao Ensino Médio, o jovem de 17 anos conseguiu ótimo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com média geral de 813,98 pontos.
Agora, poderá abraçar o sonho de cursar Medicina, na Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus de Sobral. Nathan já se organiza para mudar de cidade e de vida.
A escolha da profissão, porém, não se deu apenas pela afinidade com o campo de conhecimento, mas principalmente pela vocação ao ato de servir.
“Sempre tive vontade de cuidar dos meus pais e parentes. E também quero poder atuar ativamente na sociedade”, afirma Carlos Nathan. “É uma expectativa totalmente diferente e a jornada é longa, então tentarei sempre me manter focado e motivado para conseguir o objetivo final, que é ser médico”, projeta.
O estudante revela ter se engajado em iniciativas diversificadas no tempo de escola, sempre procurando ir além da formação básica. Voluntariamente, colocou-se à disposição para auxiliar os colegas que tinham mais dificuldade de aprendizagem, independentemente de qual fosse o conteúdo.
Em 2023, ano de conclusão do Ensino Médio, Carlos Nathan foi finalista do Concurso de Redação “Enem Chego junto, chego a 1000”, quando alcançou o melhor resultado da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 4 no certame.
Por Tadeu Nogueira