terça-feira, 7 de maio de 2024

GOVERNO ELMANO EXONERA FILHO DE CHICO VAULINO DA CREDE APÓS "ÚLTIMO AVISO" DO TCE

Em publicação no Diário Oficial do Estado do Ceará nesta segunda-feira (06), a Secretária da Educação, Eliana Nunes Estrela, exonerou Ricardo Ferro Oliveira (foto) do cargo de Orientador de Célula de Gestão Administrativo-Financeiro da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 4), em Camocim. 

A nomeação ocorreu em junho de 2023, mesmo em desacordo com as constituições Estadual e Federal. 

O TCE exigiu que Eliana Estrela justificasse  o ato, sob pena de responder por improbidade administrativa. 

A ordem, quase um ano depois, claro, teria partido diretamente do Governador Elmano de Freitas, só após a Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), no início de abril de 2024, concluir em Relatório pela ilegalidade da nomeação. 

Ricardo Ferro acumula desaprovação de contas de gestão nos anos 2010 e 2011, quando exercia o cargo de Secretário de Gestão Administrativa, época em que Chico Vaulino, seu pai, listado como o maior ficha suja do Ceará, era prefeito. 

Como uma espécie de “tapa na cara do Camocinense”, Elmano nomeou Ricardo, a pedido de Chico Vaulino e Euvaldete Ferro, para a Crede, justamente para o mesmo tipo de função que ele exercia na gestão do seu pai e que o levou a ser ficha suja, ou seja, “tesoureiro”. 

Agora o TCE está esperando o que esse mesmo Governador Elmano vai fazer em relação à nomeação de Iracema Gonçalves Araújo para o cargo comissionado de Coordenadora da 16ª Área Descentralizada de Saúde, com sede em Camocim. O modus operandi é o mesmo. 

Iracema, nora de Chico Vaulino, também é ficha suja, com o agravante de responder a uma ação criminal por peculato e falsificação de documento público. O TCE também detectou ilegalidade nessa nomeação. 

Detalhe: Há quem diga que Chico e Euvaldete teriam garantido a Elmano que iriam indicar as pessoas mais qualificadas e de confiança que eles conheciam. 

Imagine o “banco de reservas”. 

Por Tadeu Nogueira
www.camocimonline.com