No último dia 24 de maio, em publicação no Diário Oficial do Estado do Ceará, a Secretária da Saúde do Estado do Ceará, Tânia Mara Silva Coelho, exonerou, de ofício, Iracema Gonçalves de Araújo (foto), do cargo de Coordenadora da 16ª Área Descentralizada de Saúde, com sede em Camocim. O anúncio foi feito internamente no dia 10 de maio.
A nomeação havia sido feita abril de 2023, mesmo em cristalino desacordo com as constituições Estadual e Federal.
Iracema, declaradamente ficha suja, foi nomeada a partir de um pedido de Chico Vaulino, seu sogro, ao governador Elmano de Freitas, que por sua vez resolveu atender, passando por cima de todas as exigências legais.
No último dia 12 de março, o Tribunal de Contas dos Estado (TCE-CE), por meio de ofício, solicitou à Secretária da Saúde do Estado do Ceará explicações, no prazo de 30 dias úteis, acerca da nomeação da enfermeira Iracema.
O órgão entendeu que a referida nomeação não cumpria requisitos legais e ofendia a Constituição Federal do 1988, principalmente em virtude da falta de probidade administrativa e da ausência de reputação ilibada da referida enfermeira, notadamente durante sua experiência enquanto gestora da Saúde em Camocim, na gestão do ex-prefeito, também ficha suja, Chico Vaulino.
Dentre seus antecedentes, Iracema responde ainda a diversas ações de improbidade administrativa e uma ação criminal por peculato e falsificação de documento público.
Diante da gravidade das denúncias acatadas pelo TCE, e temendo punições inerentes a uma nomeação ilegal, a Secretária da Saúde, Tania Mara, se antecipou, exonerando de ofício a nora de Vaulino.
A mesma medida foi tomada recentemente em relação ao filho de Vaulino, Ricardo Ferro, exonerado pela Secretária da Educação do cargo de Orientador de Célula de Gestão Administrativo-Financeiro da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 4), em Camocim. Ele também tem ficha suja por irregularidades praticadas quando foi "Tesoureiro" do pai, quando o mesmo foi prefeito de Camocim.
Nem mel, nem cabaça.
Apostando na impunidade, Iracema abandonou o cargo concursado de Enfermeira que tinha no Município de Camocim, isso logo após assumir a função da qual ela agora se despede.
Por ter sido demitida por abandono, ela não poderá voltar ao Município.
Por Tadeu Nogueira
www.camocimonline.com