José Dias de Macêdo fundou o primeiro moinho de trigo do Ceará. Tendo muito sucesso, anos depois criou a marca de farinha Dona Benta, um ícone brasileiro inspirado em uma famosa personagem.
Dias Macêdo nasceu em Camocim, em 1919, em uma casa onde funciona atualmente a Fageo, na Rua Prefeito Edilson Coelho, esquina com Santos Dumont, no centro, ao lado da UPA.
Em 1939 iniciou as atividades de representação comercial. Vendia de tudo, de manteiga à madeira. Após a 2ª Guerra Muncial, entrou no ramo automotivo e representou as marcas Jeep, Mercedes-Benz, Ford e Toyota no Nordeste.
Em 1952, as boas relações comerciais com os EUA trouxeram a oportunidade de importar 80 mil sacas de farinha de trigo. Mas ele queria mais.
Então, em 1955, junto a 2 irmãos, abriu um moinho de trigo, o Moinho de Fortaleza.
O negócio cresceu e expandiu as atividades para outros Estados. Em 1979 a farinha Dona Benta foi criada pelo grupo.
Ela foi a 1ª farinha do Brasil a ser vendida em sacos transparentes. Foi pioneira também nas embalagens a vácuo e a primeira farinha a ser vendida fermentada.
Depois do sucesso da farinha, o grupo entrou, por meio de ampliações e aquisições, em novos mercados como massas e biscoitos. Marcos do grupo como Sol, Petybon e Brandini, também se tornaram um sucesso. José Dias de Macêdo faleceu em 2018, aos 99 anos de idade.
Por Tadeu Nogueira (com @curioso.mercado)