É isso que acontece com a Praia do Maceió, encravada no litoral oeste de Camocim, que conta com mais de 15 pousadas e inúmeras casas de temporada.
Até tem uma torre, da Tim, concluída ainda em 2021, porém, nunca entrou em operação contínua. Seu sinal surge quando bem entende, de forma precária e com curta duração.
As demais operadoras inexistem no local. Sem esse serviço básico, a divulgação do destino é prejudicada, além, claro (sem trocadilho), da própria falta de comunicação.
Ligações via aplicativos de mensagens e postagens em redes sociais só são possíveis graças às empresas de internet que fornecem sinal às pousadas, barracas e restaurantes.
Mas há uma exceção: há mais de uma década, quando a internet era algo raro em Maceió, a direção da Pousada Recanto do Mar resolveu instalar uma torre própria da TIM. O raio de alcance inclui a própria pousada e seu entorno.
A Câmara de Camocim, entre 2018 e 2020, chegou a aprovar Ofícios a respeito dessa necessidade. Eles foram enviados às operadoras, porém, nenhuma delas, com exceção da Tim, se propôs a instalar uma torre na praia.
Por Tadeu Nogueira