segunda-feira, 15 de julho de 2024

ENTRE CHACINAS, COMITIVAS "FÚNEBRES" E LAMENTOS EM VÃO

Por Tadeu Nogueira 

Em apenas 6 meses de 2024, o Estado do Ceará já registrou cinco chacinas. 

A última ocorreu na madrugada desse domingo (14), em Limoeiro do Norte, quando 4 pessoas foram executadas. 

Após cada uma delas, o governador Elmano surge em suas redes sociais lamentando e informando que o Secretário de Segurança vai acompanhar o caso. 

Já trocou até de Secretário, mas não teve jeito. Roberto Sá, o atual, já contabiliza em sua neófita gestão, duas chacinas para serem "acompanhadas". 

A maior delas aconteceu em Viçosa do Ceará. Por lá foram 8 execuções em praça pública.  

Logo que ocorre um desses crimes bárbaros no interior, Elmano anuncia a ida do que ele chama de "Comitiva de Segurança". Trata-se de um helicóptero lotado com a cúpula da Segurança Pública no Estado. 

Ao desembarcarem no destino da vez, essas autoridades se reúnem em torno do Secretário de Segurança, geralmente próximo ao local da ocorrência. Ele, por sua vez  concede uma entrevista coletiva, quase sempre com os mesmos argumentos. 

Enquanto isso, o helicóptero faz voos rasantes e dezenas de viaturas "voam" pelas ruas com suas sirenes ligadas. Após a "performance", sempre repetida, as mesmas autoridades retornam à capital.   

No meu entender, a tal "Comitiva de Segurança" de Elmano, de tão acionada, deveria mudar de nome, passando a se chamar Comitiva "Fúnebre".  

Por Tadeu Nogueira