Em Barroquinha, dois perfis do Instagram que divulgam atos de campanha da candidata apoiada pelo Professor Ademar, e que disseminam fake news contra os candidatos Jaime Veras e Carmem Lúcia, são alvos da Justiça de Chaval.
Em uma sentença assinada pelo Juiz Dr.Allan Augusto do Nascimento, a Meta, empresa que administra o Facebook, foi obrigada a retirar do ar todas as notícias falsas veiculadas pelos perfis do Instagram Fala Barroquinha e Militância Oficial.
Dentre as fake news disseminadas na internet pelos perfis falsos, consta que a Vice, Carmem Lúcia, teria sido impugnada pelo Ministério Público Eleitoral, o que não é verdade.
Como foi noticiado recentemente pelo Camocim Online, não houve nenhum pedido de impugnação protocolado contra Jaime Veras e muito menos contra Carmem Lúcia, sendo, portanto, mais uma notícia falsa veiculação pelos perfis ligados à oposição.
O advogado Jorge Umbelino comentou a decisão do Juiz que notificou a empresa Meta. Segundo o advogado que acompanha o caso, o mais importante será a identificação de todos os dados de acesso dos perfis falsos.
Com isso será possível identificar e punir os responsáveis pelas notícias falsas.
Por Tadeu Nogueira