sexta-feira, 16 de agosto de 2024

IFCE CAMOCIM PETICIONA NO INPI SUA PRIMEIRA PATENTE

O Instituto Federal do Ceará, campus Camocim, implantado há 13 anos, está peticionando sua primeira patente junto ao 
Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Diante dos desafios para garantir o consumo seguro de água proveniente de cisternas na região semiárida, a patente intitulada “SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA ACOPLADO A DISPOSITIVO EMISSOR DE RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA E USO DESTE” pode ser uma solução para reduzir a incidência de doenças veiculadas pela água. 

Após inserida no sistema, a água proveniente de cisternas recircula, passando por uma lâmpada que emite radiação ultravioleta. A radiação inativa bactérias patogênicas e, dessa forma, faz com que a água se enquadre como potável, considerando os parâmetros microbiológicos. 

A pesquisa, que teve início em um projeto pioneiro em 2020, foi sendo gradativamente aprimorada e após quatro anos de desenvolvimento, revelou resultados consistentes. 

Houve financiamento com recursos do próprio IFCE e também da FUNCAP, por meio do Edital BPI nº 04/2022. Integrantes do grupo de pesquisa “Microbiologia & Ambiente” foram os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto. 

A pesquisa envolveu estudantes de graduação, sendo a estudante Jardielen Chaves Sousa, uma das inventoras, participante desde o início do projeto. 

A docente da UFJF, Dionéia Evangelista Cesar, atuou como colaboradora externa no projeto, que foi coordenado pelo docente do IFCE campus Camocim Edmo Montes Rodrigues.

Por Tadeu Nogueira (com IFCE Camocim)