terça-feira, 17 de setembro de 2024

UECE PROMOVE CURSO PARA ARTESÃS DO LITORAL OESTE CEARENSE

Artesãs cearenses dos municípios de Acaraú, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Camocim e Barroquinha começaram a tecer um novo capítulo em suas histórias. 

Teve início nesta segunda-feira (16) as aulas do curso “Artesã em bordado à mão”, realizado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio do programa federal Mulheres Mil. 

Para garantir o êxito do curso, a coordenação da Uece/Pronatec/Mulheres Mil visitou, nas últimas semanas, os municípios contemplados e conversou com as artesãs matriculadas nos cursos.

Nas últimas semanas, visitamos cada um desses municípios, onde pudemos conhecer a infraestrutura local, conversar com a administração pública municipal para apoiar a iniciativa e apresentar o curso para as artesãs matriculadas", conta o coordenador adjunto do Pronatec/Funece, professor Nelson Arruda.

De acordo com ele, as artesãs mostraram empolgação com a oportunidade de qualificação profissional proporcionada pela Uece por meio do Mulheres Mil. 

O curso “Artesã em bordado à mão” possui 160 horas/aulas e, ao final, as artesãs receberão um certificado da Uece. Ao longo das aulas, elas recebem ajuda financeira para deslocamento e alimentação, além de um kit com caderno, apostila, caneta, lápis, borracha, camisa e bolsa. O material para a confecção das peças ao longo do curso também está garantido.
Ciclo I

O programa Mulheres Mil é uma decisão do governo federal, é uma política pública que gera renda, trabalho e riqueza apostando na capacidade formativa e empreendedora das mulheres”, destaca o reitor da Uece e coordenador geral do Pronatec/Funece, professor Hidelbrando Soares.

Por Tadeu Nogueira