sexta-feira, 4 de outubro de 2024

BARROQUINHA É EXEMPLO DE DISPUTA ENTRE ALIADOS DA BASE DO GOVERNO

A cidade de Barroquinha é um exemplo da disputa entre partidos e grupos políticos que estão unidos a nível estadual, mas ficam em lados opostos nas eleições municipais deste ano no Ceará.

Com apenas 36 anos desde que se emancipou politicamente de Camocim, Barroquinha conta com apenas dois candidatos à Prefeitura. 

Um deles é o atual prefeito, Jaime Veras (PSD). 

Filho da ex-prefeita Veraldina Veras, a primeira a comandar a cidade após a emancipação, Jaime tenta ir para o quarto mandato. 

Apoiado pela cúpula do PSD Ceará, incluindo o ex-vice-governador Domingos Filho, que é o presidente estadual do partido, Jaime soma ainda na sua coligação o PSB de Eudoro Santana e do senador Cid Gomes.

No outro lado da disputa, há a candidatura de Tainah Marinho (PT), apoiada pelo ministro Camilo Santana (PT). Além disso, Tainah é namorada do deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT), que é o líder do governador Elmano de Freitas (PT) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). 

A coligação de Tainah inclui, além da federação formada por PT, PCdoB e PV, o União Brasil, que a nível estadual faz oposição ao PT.

Sobre a disputa eleitoral, o candidato à reeleição Jaime Veras vem liderando a disputa, conforme pesquisa divulgada nessa quinta-feira (3). 

O prefeito Jaime Veras está com 51,33% das intenções de voto contra 42,89% de Tainah Marinho, segundo o Intenção Instituto de Pesquisa Ltda. Com essa pontuação, ele já pode ser reeleito.

Sobre as disputas entre os aliados nestas eleições, Elmano já disse que, como governador, caberia a ele buscar manter a base de aliados unida, mas reconheceu que não seria possível evitar o conflito eleitoral entre esses aliados, tendo em vista um amplo grupo que integra a sua base.

Por Tadeu Nogueira (com Jornal O Estado)