O Ministério Público do Estado do Ceará vai promover na quarta-feira (16) o evento “Vidas em pauta: desafios da política pública de prevenção ao suicídio”, que vai ocorrer das 14h às 16h, na modalidade virtual através do Youtube do MP do Ceará.
A iniciativa é do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), do Programa Vidas Preservadas e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP). O evento é voltado para membros, servidores e estagiários do MP do Ceará, bem como para os municípios que aderiram ao Programa Vidas Preservadas e para a sociedade em geral.
O objetivo é apresentar o panorama epidemiológico dos casos de suicídio no estado, promovendo discussões sobre os fatores de risco e proteção destacados pelos dados do boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) referentes à mortalidade por suicídio no Ceará entre 2009 e 2023.
O evento busca, ainda, incentivar o desenvolvimento de ações e políticas públicas mais efetivas voltadas para a prevenção do suicídio, debatendo as melhores estratégias para abordar a temática, principalmente, nos meios de comunicação. A mediação das palestras será feita pela promotora de Justiça Karine Leopércio, coordenadora do Caosaúde e do Programa Vidas Preservadas.
Programação
14h – Abertura
14h20 – Análise do Boletim Epidemiológico do Suicídio do Estado do Ceará
Palestrante: Antônio Lima (Médico e Secretário de Vigilância em Saúde da Sesa).
14h40 – A importância das políticas públicas de prevenção ao suicídio
Palestrante: Alessandra Xavier (Psicóloga e Professora do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará)
15h – Comunicação responsável: Como falar sobre prevenção ao suicídio nas mídias sociais.
Palestrante: Karen Scavacini (Psicóloga, membro-fundadora da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS) e integrante do conselho científico do Centro de Valorização da Vida (CVV)
15h30 – Diálogos e debates
16h – Encerramento
Por Tadeu Nogueira