terça-feira, 12 de novembro de 2024

104 ANOS DE MAÇONARIA EM CAMOCIM TERÁ SESSÃO SOLENE E TÍTULO HONORÁRIO

A Câmara de Camocim fará sessão solene nesta quinta-feira (14), às 16h:00h, no Plenário Deputado Murilo Aguiar, para comemorar os 104 anos da Augusta e Respeitável Loja Simbólica (ARLS) Deus e Camocim nº 1, da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará (GLMECE/CMSB). 

A homenagem foi requerida pela Vereadora Iracilda Rodrigues (PSB), Primeira Secretária. 

Na ocasião, será entregue o Título Honorário de Cidadão Camocinense a Narciso Dorta Ernandes Filho, Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará (GLMECE).

O decreto legislativo, de autoria da Vereadora Iracilda Rodrigues (PSB), foi aprovado por unanimidade em Sessão Ordinária realizada no último dia 7 de novembro.  

Sobre a Maçonaria 

De acordo com pesquisas históricas, a origem da Maçonaria data de 1.175, quando pedreiros ingleses organizaram-se em uma sociedade no intuito de guardar em segredo a forma das construções góticas de igrejas e catedrais.

Em 1717, foi fundada em Londres a primeira loja maçônica. A maçonaria chegou ao Brasil no início do século 19, e as primeiras lojas maçônicas foram formadas por brasileiros que voltavam da Europa. 

Além de lutar pela independência do país, a ordem maçônica defendeu a abolição da escravatura e a proclamação da República. 

A Maçonaria em Camocim 

A Loja Deus e Camocim, que tem Fabiano Fontinele de Melo como atual Venerável, foi a primeira a ser fundada no Ceará, em 29 de julho de 1920, por iniciativa do imigrante italiano João Batista Gizzi.

Por Tadeu Nogueira