A Câmara Municipal de Camocim aprovou, por unanimidade, a concessão do título de cidadão honorário de Camocim ao Odontólogo Francisco Lopes de Souza, popularmente conhecido como Chico Lopes.
O decreto legislativo, de autoria do Vereador Mário Roberto (União Brasil), foi promulgado pelo presidente da Casa, Vereador Emanoel Vieira (PSB). A votação ocorreu no último dia 14 de novembro.
Sobre o Homenageado
Francisco Lopes de Souza nasceu em 17 de março de 1970, em Fortaleza.
Iniciou os estudos primários em várias escolas públicas em Fortaleza. Chico Lopes sempre passava suas férias escolares em Camocim, na casa de seus avós, Sebastião Lopes e Lili Catunda.
Em 1988, formou-se em Turismo pela Escola Técnica Federal do Ceará, também em Fortaleza. Em 17 de julho de 1993, formou-se pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em Odontologia.
Em 08 de setembro de 1993, Chico Lopes chega em Camocim, onde começou a trabalhar no FUNRURAL (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural). Em 1994, foi morar na cidade de Figueira da Foz, em Portugal, onde trabalhou como Dentista em busca de novos conhecimentos.
Em 1995, Chico Lopes, concursado, começou a trabalhar na Prefeitura Municipal de Camocim, onde permaneceu até 2008. Em 1996, candidatou-se a vereador do município.
Em 1997, criou o Programa de Prevenção Bucal do Município. Seu primeiro consultório funcionou na rua Dr.João Thomé, em frente ao antigo Posto de Saúde do Estado, de agosto de 1995 a junho de 2006.
Em seguida se mudou para uma clínica própria, atualmente situada na rua Humaitá 1676.
Além de vários Congressos pelo país inteiro, possui também pós-graduação em Ortodontia, Implantodontia, Prótese sobre implantes e HOF, harmonização orofacial.
Em setembro deste ano, Chico Lopes completou 31 anos de residência em Camocim, onde criou suas raízes e construiu sua vida profissional.
Por Tadeu Nogueira