quinta-feira, 7 de novembro de 2024

SERENÍSSSIMO GRÃO-MESTRE NARCISO DORTA RECEBERÁ CIDADANIA CAMOCINENSE

Na manhã desta quinta-feira, 7 de novembro, a Câmara Municipal de Camocim aprovou, por unanimidade, a concessão do título de Cidadão Camocinense a Narciso Dorta Ernandes Filho, Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará (GLMECE).

O decreto legislativo, de autoria da Vereadora Iracilda Rodrigues (PSB), foi promulgado pelo presidente da Casa, Vereador Emanoel Vieira (PSB).

Ao justificar sua indicação, a Vereadora Iracilda ressaltou que o elo de amor do homenageado com o município de Camocim foi construído a partir do ano de 1949, quando uma embarcação, envelhecida e improvisada, atracou no porto da cidade, permitindo o desembarque de mais de cinco dezenas de cidadãos espanhóis.

Sobre o Homenageado 

Naquele dia, o chão de Camocim materializou um sonho de vida para aqueles homens e mulheres que, fugindo da implacável e cruel perseguição implantada pela ditadura do caudilho Francisco Franco, encontraram no Brasil, tempos de paz e uma nova oportunidade de vida digna. 

Dentre aqueles homens e mulheres estavam Narciso Dorta Fuentes e Dalmácia Ernandes Fuentes, pais do homenageado. 

Os bravos navegadores, a partir de Camocim, tomaram rumos diferentes e, apenas décadas mais tarde, graças ao incansável trabalho da Sra. Verônica Barbazan, então Consulesa Honorária da Espanha no Ceará, parte dessa comunidade foi reagrupada. 

Para aqueles homens e mulheres, verdadeiros sobreviventes de uma travessia atlântica sob condições absolutamente adversas, em uma viagem repleta de perigos durante semanas de navegação em mar aberto, uma verdadeira epopeia, Camocim passou a representar o porto seguro, o local do recomeço, a cidade do renascimento. Todos os descendentes dos sobreviventes daquela tripulação amam a Cidade de Camocim como se dela fossem seus legítimos filhos.

Nascido em Fortaleza em 07 de janeiro de 1961, casado com Rose Neide Santos Rodrigues Ernandes, Pai de Narciso Vítor Rodrigues Ernandes e Ingrid Vitória Rodrigues Ernandes, Avô de Sarah Noronha Ernandes, Narciso Dorta possui nacionalidades brasileira e espanhola.

Graduado em Administração, Direito e graduando em Ciências Contábeis com pós-graduação em administração financeira. Exerce as profissões de Advogado e Empresário. Iniciou na maçonaria no ano de 1993 e atualmente ocupa o cargo de Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará. Grande Inspetor Geral Grau 33º do Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA), Patriarca Inspetor Geral Grau 33 do Excelso Conselho da Maçonaria Adohniramita (ECMA) e Sumo Sacerdote do Capítulo Terra da Luz dos Maçons do Real Arco do Rito de York N. 141. Membro do Conselho de Administração e ex-vice-Presidente do Lar Torres de Melo, Diretor Administrativo-Financeiro da Associação Casa de Espanha no Ceará – ACECE, ex-Presidente da Academia Maçônica de Letras do Estado do Ceará, e, Membro do Conselho Fiscal da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB – (2020 a 2021 e 2023 a 2025).

Por Tadeu Nogueira