Entre janeiro e novembro deste ano, o número de cabos de energia furtados no Ceará superou o total registrado durante todo o ano passado.
No período, foram registrados 295 quilômetros de cabos roubados, representando aumento de 58 quilômetros em relação ao ano passado.
Os dados, divulgados nessa terça-feira (17), são da Enel. 17. No ano passado, mais de 237 quilômetros de cabos de energia foram furtados.
Confira o ranking das "vítimas" (os 7 municípios mais afetados são litorâneos)
Beberibe - 54 km
Aquiraz - 25 km
Icapuí - 25 km
São Gonçalo do Amarante - 23 km
Camocim - 20 km (praticamente a distância Camocim-Granja)
Fortaleza - 18 km
Cascavel - 17 km
De acordo com a Enel, para combater o furto de cabos, as forças de segurança do Ceará têm intensificado as investigações em campo. A empresa afirma que, neste ano, 34 pessoas foram presas por furto ou receptação de cabos furtados.
Ainda segundo a Enel, foram adotadas outras medidas para evitar os furtos dos materiais. “A distribuidora tem adotado a substituição dos cabos de cobre por cabos de alumínio ou aço cobreado em áreas com maior incidência de furtos”, afirma.
Canais de denúncia Uma Central de Segurança foi criada pela Enel para o recebimento de denúncias sobre os casos por meio dos contatos (85) 3453 4060 ou pelo WhatsApp 85 99993 9526. O crime de furto e receptação de materiais são crimes, com pena prevista de um mês a oito anos, ou multa.
Por Tadeu Nogueira (com O Povo)