quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

"DESCOBRINDO UM SANTO", GOVERNO DEIXA MACEIÓ SEM BPTUR NOVAMENTE

Após a ampla repercussão negativa envolvendo o sequestro, tortura e execução do adolescente Henrique Marques de Jesus, de 16 anos, na Praia de Jericoacoara, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, fez o mais do mesmo, ou seja, acionou o gerenciamento de crise para tentar amenizar a corresponsabilidade do Estado e acalmar a mídia.

Foi aí que ele fez algo que é do "tempo do ronca": descobriu um santo para cobrir outro, dito popular que vez por outra se mostra em alta.

E uma dessas decisões incluiu, para "reforçar" a já reforçada segurança de Jeri, determinar o envio, via Secretaria de Segurança, óbvio, a equipe do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) que atua na Praia do Maceió, em Camocim.

Como temos um problema sério nas redes sociais em relação ao entendimento de textos, ressaltamos que não é que Jeri não mereça mais policiamento, porém, isso não significa sacrificar o único existente em outra praia. 

Esse "reforço" não poderia ter sido enviado da capital, onde fica a maioria esmagadora do efetivo, incluindo recém-concursados? 

Com a grande decisão do governo, Maceió ficou praticamente sem policiamento justamente durante as grandes festas de final de ano. 

Há quem diga que a equipe estará de volta nos próximos dias, bom, isso até o governo decidir "descobrir o santo" novamente.  

Aliás, dos 62km de praias de Camocim, o BPTur é orientado a patrulhar apenas 15km (trajeto entre Maceió e Lago Seco), segundo o Tenente-Coronel Marcos Paulo, Comandante da 2ª Companhia Independente do 3º Comando Regional da Polícia Militar do Estado do Ceará (2ªCIPM/3ºCRPM)

Por Tadeu Nogueira