Durante todo o ano de 2024, foram furtados 320 quilômetros de cabos de energia em todo o Estado do Ceará, representando um crescimento de 26% em comparação ao mesmo período de 2023.
Neste ano, já foi registrado o furto de 27 quilômetros. Os dados são da Enel.
Os furtos ocorreram, principalmente, nos municípios de Beberibe, Icapuí, Aquiraz, São Gonçalo do Amarante e Camocim, todos destinos turísticos praianos.
Em Fortaleza, os furtos dos cabos foram mais frequentes nos bairros Água Fria, Papicu, Bom Sucesso, Centro e São João do Tauape. As prisões também aumentaram pelo segundo ano consecutivo, totalizando 35 pessoas presas pelo crime.
Devido à incidência dos furtos, mais de meio milhão de unidades consumidoras no Ceará tiveram o serviço de luz interrompido por furtos de cabos no ano passado, afetando o funcionamento de hospitais, escolas, comércios, indústrias, além de prejudicar clientes eletrodependentes.
Em 2024, a distribuidora de energia identificou mais de 1.050 ocorrências na rede elétrica, o que indica a quantidade de vezes que cabos de energia foram furtados. Além dos fios, outros equipamentos também são severamente danificados, como cruzetas, transformadores e postes.
Para diminuir o impacto dessas ocorrências aos clientes, a Enel Ceará vem investindo cada vez mais na implantação de tecnologias que auxiliam na rápida recomposição da rede.
Tendo a tecnologia como aliada, a distribuidora disponibiliza de mais opções para retomar o fornecimento de energia para o maior número de clientes possível, tudo isso dentro de segundos ou poucos minutos.
Isso é possível por meio de ferramentas de recomposição automática da rede ou de equipamentos telecomandados pelos operadores diretamente do Centro de Operações. Ao identificar um ponto de falha, a Enel isola o trecho com defeito e inicia manobras de transferência de cargas, seja de forma automática ou com auxílio do operador, normalizando todos os outros clientes.
A Enel também tem adotado como prática a substituição de cabos de cobre por cabos de alumínio ou aço cobreado em áreas onde há grande incidência de furto.
Para facilitar e também incentivar o apoio da população nesses casos, a Enel Ceará criou uma Central de Segurança onde as denúncias podem ser feitas 24h por dia por meio dos telefones 3453-4060 ou também no WhatsApp 85 99993-9526. O papel da população no fortalecimento desse combate é fundamental. A orientação da companhia é de que, caso observem pessoas ou veículos que não estejam com o fardamento completo da distribuidora intervindo na rede, denuncie.
Por Tadeu Nogueira