quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

IPHAN "ANALISA" TOMBAMENTO DA ESTAÇÃO DE CAMOCIM HÁ 15 ANOS

O conjunto arquitetônico formado pelo Complexo Ferro-Portuário de Camocim, que inclui o monumental prédio da Estação, inaugurado em 1881, quando Camocim tinha apenas 2 anos de emancipação política de Granja, está aguardando há longos 15 anos ser tombado em definitivo a nível federal, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Segundo levantamento do Camocim Online feito nesta quarta-feira (05) junto ao Iphan, o processo se encontra ainda na fase de "instrução" (a última atualização ocorreu em outubro de 2024). 

Além desse, não existe nenhum outro pedido em andamento de Camocim para tombamento no Iphan. 

Embora aguarde decisão federal, a Estação Ferroviária de Camocim (somente ela nesse caso) já é protegida a nível estadual desde 2005, por deliberação do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural. 

Sobre a Estrada de Ferro 

A construção da Estrada de Ferro de Camocim teve início em 1878, e o primeiro trilho foi assentado em 26 de março de 1879.

Por Tadeu Nogueira
Foto: Tadeu Nogueira