O deputado Sérgio Aguiar (PDT) celebrou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta terça-feira (4), os dados revelados pelo Mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar) apontando que o Ceará alcançou mais de 103 mil conexões de geração própria solar em telhados e pequenos terrenos.
De acordo com o mapeamento, o Estado ultrapassou 1,1 gigawatt de potência instalada da tecnologia fotovoltaica em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.
Para Sérgio Aguiar, o levantamento reforça o potencial do Estado na geração de energia solar. “São mais de 100 mil cearenses que já produzem a própria energia por meio de painéis solares, aproveitando as horas de sol que temos e a potencialidade de fazer com que essa energia renovável signifique oportunidades de trabalho e de desenvolvimento social para o Ceará”, destacou.
O parlamentar também ressaltou o protagonismo do Ceará na temática do turismo sustentável, conceito que alia viagens e consumo à consciência ambiental. Segundo ele, em estudo recente realizado pela empresa Descarbonize Soluções, companhia especializada em energia limpa, o Nordeste figura como a principal rota de destinos sustentáveis do País.
“O nosso Estado está entre os principais destinos, com empreendimentos de destaque no turismo sustentável, fazendo com que haja um crescimento da nossa economia aliado à preservação do meio ambiente. O que temos de maior riqueza é o nosso patrimônio natural, e é importante fortalecer esse potencial, tornando o turismo sustentável um dos maiores vetores de desenvolvimento do Ceará”, assinalou Sérgio Aguiar.
Por Tadeu Nogueira (com ALECE)