Neste 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, uma data instituída em 1975 pela ONU, que reconhece as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, além de promover a luta pela igualdade de gênero e pelos direitos das mulheres em todo o mundo.
A maçonaria, com raízes na Idade Média, é uma fraternidade conhecida por seus princípios de liberdade, igualdade e fraternidade.
Embora tradicionalmente tenha sido uma organização masculina, muitas Lojas Maçônicas têm realizado importantes trabalhos sociais e filantrópicos em prol dos mais carentes, frequentemente contando com a colaboração das esposas dos maçons, reconhecendo, assim, a importância da inclusão feminina.
Em diversas jurisdições, existem escolas, hospitais, creches, etc., que oferecem suporte à comunidade. Aqui em Camocim, nossa Loja Maçônica, a primeira da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, no passado não tão distante, mantinha um berçário creche que atendia crianças de 2 a 6 anos.
Infelizmente, devido às dificuldades financeiras, tivemos que encerrar essas atividades. Atualmente, estamos servindo a comunidade carente por meio de um Banco de Cadeiras de Rodas, que oferece empréstimos temporários, alinhando-se aos princípios de respeito e valorização da dignidade humana.
Na maçonaria, não há exclusão pela ausência de participação das mulheres nas sessões. As mulheres da maçonaria possuem uma energia contagiante, trabalham arduamente, sustentam suas famílias e demonstram competência profissional, muitas vezes sacrificando seus próprios sonhos.
Por tudo isso, prestamos uma homenagem especial a elas, extensiva às mulheres que transformaram a história do Brasil, como a granjense Laura Dias Regadas, Bárbara de Alencar, Jovita Feitosa, Rachel de Queiroz, Maria Quitéria, Anita Malfatti, Irmã Dulce, Patrícia Rehder Galvão (Pagu) e Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (Cora Coralina) — mulheres valentes e destemidas.
A celebração do Dia Internacional da Mulher, Mulher mãe, mulher esposa, mulher lutadora, Mulher da Maçonaria, é uma oportunidade valiosa para refletirmos sobre o papel das mulheres na história da fraternidade e destacar suas contribuições para a Ordem e para a sociedade como um todo.
Homenageamos, portanto, todas as mulheres, especialmente nossas Cunhadas (Abelhas) e Sobrinhas, que se unem a nós nesse trabalho maçônico de filantropia, buscando, juntos, tornar a humanidade mais feliz.
Que o Grande Arquiteto do Universo continue iluminando as mulheres, mantendo-as amorosas e decididas, sempre levando aos lares e comunidades o alento divino da solidariedade e da paz.
Parabéns à mulher brasileira e às Abelhas camocinenses neste Dia Internacional da Mulher!
José Gildo Soares de Lima
Ex-Venerável da Loja Maçônica Deus e Camocim n°1