segunda-feira, 17 de março de 2025

CAMOCIM TERÁ EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIO SOBRE BATISTA SENA

O filme documentário 
“Batista Sena, Traços e Canções e a Banda Chá de Flor”, dirigido por Paulo Wagner e produzido pelo Instituto Brinquedim de Inclusão Cultural, terá exibição de pré-estreia nesta segunda (17) e terça (18) em Camocim, nas escolas Francisco Ottoni e Monsenhor Expedito, respectivamente. 

O aborda a trajetória do artista camocinense Batista Sena (1952- 2014), que deixou um legado nas artes plásticas e na música. Sua estreia oficial será dia 15 de junho, no Cine Teatro São Luiz, em Fortaleza.

O trabalho, de 40 minutos de duração, com fotografia do cinegrafista Marcos Vinicius Monteiro, evidencia a influência das exuberantes paisagens de Camocim nas pinturas de Batista Sena.

O filme traz depoimentos de 18 personalidades ligadas à vida e a obra do artista, dentre eles os camocinenses Dim Brinquedim e o Professor Silvio Paes. Traz, ainda uma música de autoria do poeta camocinense Raimundo Bento Sotero e outra com a participação do músico camocinense Rildo Vilela (in memoriam).

“Batista Sena, Traços e Canções e a Banda Chá de Flor”, realizado pelo Instituto Brinquedim, conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio dos recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022). 

Por Tadeu Nogueira