domingo, 27 de abril de 2025

GIGANTE ORÓS SANGRA APÓS 14 ANOS

A expectativa que vinha sendo alimentada há alguns meses, no interior do Ceará, quando o
volume do Orós - segundo maior reservatório do Estado - começou a subir de forma mais acelerada, se concretizou: o açude sangrou, na noite deste sábado (26), após 14 anos.

O fato, que gera alegria e celebração, guarda ainda uma coincidência: a data em que uma das principais “caixa d’água do Estado” atingiu a capacidade máxima é quase a mesma de 2011, quando ocorreu a sangria no dia 27 de abril.

No açude, conforme imagem das redes sociais, inúmeras pessoas estavam à noite aguardando o reservatório verter. A Prefeitura, no final da tarde deste sábado (26), fez um evento especial com programação musical, feira gastronômica e artesanato às margens do Orós na espera pela sangria.

O Orós tem capacidade de armazenar 1,9 bilhão de metros cúbicos (m³) de água. Até 2002, ele foi o maior reservatório do Estado, perdendo o posto com a construção do Castanhão, que tem capacidade de acumular 6,7 bilhões m³ de água. Agora, com a sangria que alimenta o Rio Jaguaribe, esse acréscimo de água ajuda também a recarregar o maior reservatório do Estado.

Por Tadeu Nogueira (com DN)