segunda-feira, 14 de abril de 2025

DEU NA VEJA: PF APURA ELO ENTRE EMPRESA SUSPEITA E POLÍTICOS NO CE

Reportagem da Revista Veja (13/04/2025)

Por Ricardo Chapola 

Aliado do ministro da Educação Camilo Santana (PT) e do governador Elmano de Freitas (PT), o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri de Arruda (PSB), é um dos nomes cotados pela dupla petista para disputar uma vaga ao Senado nas eleições de 2026. 

Romeu ganhou prestígio depois de consolidar sua trajetória política em Granja, a 300 quilômetros da capital, cidade controlada pelo parlamentar desde 2012. 

Neste período, a gestão de Aldigueri gastou 18,5 milhões de reais para contratar uma gráfica que, no início deste ano, passou a ser investigada pela Polícia Federal por suspeitas de integrar um esquema que teria desviado mais de 112 milhões de reais do Fundo Nacional de Educação (Fundeb). 

A IPDH Gráfica, Editora e Serviços, sediada em Fortaleza, foi alvo de uma operação da PF realizada em fevereiro deste ano, em Belford Roxo, no Rio. 

Os investigadores descobriram que a empresa fornecia livros didáticos para a rede municipal da cidade desde 2017 com recursos provenientes do Fundeb. A gráfica conquistou todos os contratos com a prefeitura sem passar por nenhum processo de licitação. 

A prefeitura de Granja começou a contratar os serviços da IPDH em 2020, quando a cidade era controlada por Juliana Aldigueri, mulher do atual presidente da Assembleia. 

A administração firmou outros quatro contratos com a gráfica – todos para fornecimento de material didático para a rede municipal de ensino e todos durante o mandato de Juliana. 

O mais recente foi celebrado em 2024. Atualmente, o prefeito do município é Aníbal Filho, irmão de Romeu Aldigueri. Procurada, a prefeitura de Granja não se manifestou até a publicação desta reportagem.