No estado que historicamente lidera proporcionalmente as aprovações em um dos vestibulares mais difíceis do país —o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica)—, escolas particulares garimpam os melhores alunos, oferecem de bolsas a alojamento, incentivam a competição em olimpíadas e formam turmas especializadas para o exame.
No último vestibular, o Ceará foi responsável por um terço das aprovações no ITA, ocupando 56 vagas. Ficou atrás apenas de São Paulo, estado mais populoso do país, que aprovou 67 candidatos para o instituto, cuja sede fica em São José dos Campos (SP), no interior paulista.
Cada vez mais estudantes e famílias se mudam para o Ceará em busca da expertise. Embora a fórmula hoje seja replicada em outras escolas, são dois grandes colégios particulares de Fortaleza, com mensalidade média de R$ 3.000, os principais responsáveis pelas aprovações: Farias Brito e Ari de Sá.
Em ambos, o número de alunos de fora já supera o de cearenses e há uma verdadeira "comunidade de crânios".
O Ceará se prepara para receber a primeira sede do instituto fora de São Paulo, e o Governo do Ceará criou um curso preparatório voltado para alunos de escolas públicas, com apoio pedagógico dos dois colégios.
Foto: O mineiro João Victor Canedo, aprovado no ITA; ele conseguiu uma bolsa de estudos no Ari de Sá - Arquivo pessoal
Por Tadeu Nogueira (com Folha)