Nesta sexta-feira, 4, no Auditório da AABB (2º andar), em Fortaleza, às 18h:30, haverá o lançamento do livro "40 Anos na Estrada do Direito", de autoria de Fernando Barros.
O autor, neófito no mundo literário, atualmente aposentado do cargo de Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), atuou por vários anos na Comarca de Camocim.
A obra reúne casos concretos, alguns contados com bom humor pelo autor, além de artigos de especialistas que analisam os principais desafios da legislação civil brasileira e defendem sua modernização frente às transformações sociais, tecnológicas e jurídicas do século XXI.
"Os casos relatados envolvem o período de 10 anos em que fui advogado municipalista, trabalhando para Prefeituras e Câmaras, e os 30 anos de magistratura em várias Comarcas. Daí a capa do livro trazer o mapa do Estado do Ceará e o símbolo da justiça, já que trabalhei em muitos lugares e conheço quase todo o Estado", disse o autor ao Camocim Online.
Fernando Barros destaca também no livro "a quase guerra civil", uma referência dele aos desdobramentos em Camocim, no ano de 2005, por conta do afastamento e reintegração do então prefeito Chico Vaulino, caso em que ele atuou diretamente como magistrado.
"Provavelmente foi a decisão de mais importância e repercussão da minha carreira de magistrado", pontuou Barros.
Por Tadeu Nogueira